Pixel KT

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

.


    Um convite a acelerar o 911 Carrera 4S

    -Shadow!
    -Shadow!
    Co Administrador
    Co Administrador


    Mensagens : 122
    Reputação : 5
    Data de inscrição : 25/02/2011
    Idade : 27

    Um convite a acelerar o 911 Carrera 4S Empty Um convite a acelerar o 911 Carrera 4S

    Mensagem por -Shadow! Ter Mar 29, 2011 2:56 pm

    Um convite a acelerar o 911 Carrera 4S

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    A porta aberta e o motor ligado com um dos roncos mais sedutores do mundo dos automóveis é um convite para entrar. Foi assim que o iCarros começou uma breve avaliação com o Porsche 911 Carrera 4S, que custa R$ 520 mil. O carro amarelo que pode ser visto na galeria de imagens ao lado está equipado com o motor boxer de seis cilindros contrapostos de 385 cv de potência a 6.500 rpm e torque máximo de 42,8 kgfm a 4.400 giros.

    Ajeitar-se no banco em formato de concha revestido em couro é um prazer, ainda mais com ajustes elétricos que nem de longe lembram o despojamento dos primeiros Porsche. O volante pode ser regulado tanto em altura como em profundidade, mas com o sistema mecânico mesmo.

    Com a alavanca do câmbio PDK, uma caixa automatizada de sete velocidades, em drive, um leve toque no acelerador para ouvir o rosnado dos 3,8 litros do motor de alumínio com comando de válvulas variáveis para admissão e exaustão e injeção direta de combustível. No trânsito urbano, nota-se a versatilidade do 911, confortável para o padrão do veículo. Tem suspensão dura, mas que aceita pequenas ondulações do asfalto sem cobrar da coluna dos passageiros.

    Enquanto não se pode acelerar, o jeito é ver como funciona o sistema de som com tela sensível ao toque. Há um navegador com mapas do Brasil (os Ford Fusion e Edge rodam no País como se estivessem no México) e som de excelente qualidade de marca Bose. No anda e para, além de confortável, deu para ver o quanto um Porsche amarelo pode ser chamativo em São Paulo, mesmo na avenida Europa, habitat natural deste tipo de bólido na capital paulista.

    Pé na tábua

    Quando finalmente o 911 Carrera 4S pôde ser acelerado, foi quando o esportivo ficou mais à vontade para gritar. O câmbio tem um modo manual com trocas por botões no volante. Em qualquer um dos lados, basta empurrar para subir marchas ou puxar para reduzir. Com a tecla Sport acionada, a suspensão fica mais dura e entra uma nova programação do escalonamento das marchas.

    Com a Sport Plus, recomendada pela Porsche para ser usada somente em circuitos fechados, a sétima velocidade deixa de existir, só troca de marcha na rotação máxima e o controle de largada é habilitado. A partir deste momento, esqueça aquele cupê bom de andar na cidade e seja bem-vindo a um esportivo puro-sangue. Uma pena a pista ser tão curta. Em apenas 4,1 segundos já estamos a 100 km/h (4,3 s sem o programa Sport Plus). Quem preferir o câmbio manual, saiba que essa versão faria a mesma aceleração em 4,5 segundos.

    A velocidade máxima fica nos 295 km/h tanto no modo Sport Plus como sem ele. Essa é a única vantagem que o 911 Carrera 4S manual levaria, chegando aos 297 km/h. Com pouco espaço para acelerar, a 120 km/h ainda em segunda marcha, o freio é bastante exigido e responde com respeito. Para voltar, a ré é engatada e então percebe-se que é preciso pisar com força para andar e o carro não morrer. São os males da transmissão automatizada.

    De volta ao acelerador, agora com as trocas manuais. É muito fácil se adaptar às alavancas. Pé no freio, puxa a alavanca e segunda de novo. O motor respira e vai diminuindo seu ritmo até o acelerador ser convocado novamente. Costas coladas no banco e pé no freio até a parada total. Uma emoção rápida, mas que fã de Porsche nenhum pode botar defeito. Impressiona a velocidade nas trocas.

    Hora de voltar pelo mesmo caminho. Uma valeta bem grande faz com que seja preciso um contorcionismo para não bater nada no asfalto. O objetivo é atingido, nada parece assustar o tradicional 911. Trânsito, gente olhando e hora de se despedir. A porta se abre, o motor se silencia, mas não sem antes dizer “volte assim que puder”. Deu saudade.

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 2:19 am